As regras de Castelo Falkenstein são mais leves do que aparentam. Se em um primeiro momento, a ideia de jogar RPG sem dados assusta (ao menos assustava em 1994, quando o jogo foi lançado), na prática a coisa é bem mais simples do que parece.

Nesse texto abordaremos as regras, como criamos personagens no jogo e a mecânica central de Castelo Falkenstein.

Criação de Personagem

A primeira grande diferença na criação de personagens em Castelo Falkenstein, em relação a outros jogos, é que ele não usa fichas de personagem. Você pode até usar, para facilitar visualmente, mas recomenda-se o uso de diários de personagem.

No diário, você poderá registrar as habilidades do seu personagem. Esses são seus talentos, capacidades e perícias. As habilidades são “medidas” com os adjetivos: Fraco, Médio, Bom, Ótimo, Excepcional e Extraordinário, que terão valores associados com incrementos de 2 em 2, indo até 12.

Todo personagem deve começar com uma habilidade Ótima, quatro habilidades Boas e uma Fraca. Além disso, todas as habilidades que ele não seleciona são consideradas médias. Personagens feéricos, magos e até mesmo dragões são plenamente possíveis, mas eles seguem algumas outras particularidades e têm outras habilidades.

Mecânica Central

Como falado anteriormente, Castelo Falkenstein usa cartas ao invés de dados para resolver situações. No livro, Olam justifica isso alegando que dados são algo atípico no período, mais próprios para vagabundos e rufiões. Nas cortes, onde Olam encontra a maioria de seus amigos, dados não seriam bem recebidos. Cartas, por outro lado, são jogadas o tempo todo, sendo muito próprias dos nobres. Na prática, é um caminho para justificar o uso de cartas segundo o “lore” do jogo.

Cada carta tem um valor numérico associado. As cartas numeradas representam o valor nominal, os valetes: 11, as damas: 12, os reis: 13, os ases: 14 e os curingas: 15, mas não é só o valor das cartas que importa, seus naipes também. Cada naipe é apropriado para um tipo de ação: copas para ações emocionais, ouros para mentais, paus para físicas e espadas para sociais.

Você saca uma quantidade de cartas determinada pelo Anfitrião, como é chamado o mestre em Castelo Falkenstein (geralmente 4), e pode jogá-las todas em um teste só. Essas cartas serão somadas ao valor atribuído à habilidade do personagem para se obter um valor final e superar uma dificuldade imposta pelo anfitrião.

Contudo, todas as cartas que não forem do naipe da ação em questão só contam como 1 ponto, mesmo que sejam cartas de figura. Apenas o curinga pode ser usado em qualquer tipo de ação. Existem também testes opostos, onde o vencedor é quem obtiver o melhor resultado e a margem de sucesso faz diferença.

Vale ressaltar que o Anfitrião pode controlar o fluxo narrativo do jogo com a quantidade de cartas compradas e o modo de usá-las. Em um jogo com mais ação, por exemplo, ele pode permitir que se compre cartas logo depois de um teste ser resolvido, mesmo que ainda lhe sobrem cartas na mão. Em um jogo com um conceito de gerenciamento de recursos, por outro lado, ele pode permitir a compra apenas depois que todas as cartas da mão forem gastas. No fim, depende muito do Anfitrião e da proposta do jogo.

O Anfitrião também tem suas cartas, ele as usa para os vilões ou para aumentar a dificuldade de um determinado teste. O combate funciona como um teste oposto, e a quantidade de dano é medida pela margem de sucesso.

Magia

O sistema de magia funciona do mesmo modo que o sistema em geral, mas usa um baralho diferenciado, o baralho de magia.

Para lançar uma magia, o mago usa sua habilidade Feitiçaria e vai sacando cartas a cada 2 minutos de tempo de jogo, “acumulando energia”, para a magia. Aqui os naipes também influenciam; eles ditam o tipo de magia que pode ser lançada e vários fatores como alvo, distância e tipo de magia, influenciam na dificuldade para lançá-la.

O sistema de jogo é realmente simples e Castelo Falkenstein foi um dos precursores do uso de outras ferramentas, que não os dados, na mecânica central de um RPG.

No próximo texto falaremos do projeto de Castelo Falkenstein, dando todos os detalhes de como faremos o financiamento. 😊